De Repente Estrada

Uma família viajando a bordo de um Trailer

post ad

post abaixo da postagem principal

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Paraty RJ

Após conhecermos as praias de Ubatuba no litoral norte paulista, cruzamos a divisa com o estado do Rio de Janeiro para explorar a cidade de Paraty.


Com praias belíssimas e muita história, Paraty é parada obrigatória no litoral carioca, com seu centro histórico repleto de lojinhas e pousadas, ocupando o casario antigo que outrora fez de Paraty um dos principais centros comercias do nosso Brasil colonial.




As ruas são pavimentadas com pedras de vários tamanhos e formas, trabalho duro feito por escravos, o acesso de veículos é restrito e os pedestres só precisam se preocupar em pisar firme no piso irregular.


Paraty foi a principal rota de exportação do ouro para Portugal, através do seu porto nossas riquezas naturais foram escoadas para a Europa, e a cidade cresceu em torno desse porto onde hoje fica o centro histórico.





Vale a pena fazer o passeio de charrete , durante o trajeto o guia vai narrando um pouco da história dos imóveis e das ruas do centro histórico.



Depois de passear pelas ruas estreitas, tirar muitas fotos e fazer algumas comprinhas, é hora de conhecer as praias. Fomos para a localidade de Trindade, distante cerca de 24 km do centro de Paraty, para conhecer as mais belas praias da região.
A estrada de acesso entre a BR 101 e as praias é bem conservada, mas bastante estreita, veículos maiores tem certa dificuldade quando passam por outro veículo em sentido contrário.
A primeira parada é a praia do Cepilho, muito procurada por surfistas por suas ondas fortes, sua paisagem é muito agradável, o que rende belas fotos.



Já na vila de Trindade, a praia dos Ranchos tem estrutura de bares na areia, é uma praia bem movimentada.

A praia do meio é ideal para a família, com águas rasas e tranquilas, é a mais procurada e o acesso é feito a pé a partir da vila. Dali também partem passeios de barco para outras praias mais afastadas.


Ao lado fica a praia do Cachadaço. Muito bela, esta praia exige um pouco de cuidado por ter buracos e correnteza forte.

 No fim da praia uma pequena trilha leva a uma piscina natural formada pelas rochas que compõem a paisagem.


No outro dia aproveitamos para descansar na praia do Jabaquara, já na baia de Paraty próximo ao centro histórico.
A praia do Jabaquara tem águas muito calmas, areia grossa, é pouco frequentada durante o dia, mas sua boa oferta de bares na orla confere um agito durante a noite.
No final da praia do lado esquerdo a areia da lugar a lama considerada medicinal por sua rica concentração de iodo e enxofre.
Ficamos no lado direito onde existem um gramado e algumas árvores pedindo para que uma rede seja pendurada, um verdadeiro convite a preguiça.
Paraty oferece muito mais para aqueles que decidem visitá-la, além de muita história e praias maravilhosas, Paraty ainda tem cachoeiras, trilhas e passeios de barco inesquecíveis.
Você pode ver mais detalhes da nossa passagem por Paraty em nossos videos no Youtube.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial