De Repente Estrada

Tudo sobre construção de trailer, motorhome e kombihome

post abaixo da postagem principal

domingo, 8 de novembro de 2020

AS VANTAGENS DO CLIMATIZADOR NO MOTORHOME OU TRAILER

Climatizador  


Para recarregarmos nossas energias e nos prepararmos para mais um dia de aventuras precisamos ter uma boa noite de sono, em um ambiente aconchegante e agradável, e esse lugar é a nossa casa sobre rodas.

Porém algumas noites do verão podem ser uma verdadeira tortura para aqueles que não toleram muito bem o calor.

É aí que entra um equipamento fundamental para uma noite tranquila de sono, o climatizador, que por ter um baixo consumo de energia se tornou o queridinho dos motorhomes.

Durante o dia ele é somente um ventilador, mas seu maior trunfo está na noite, principalmente nas noites em que a temperatura cai consideravelmente em relação ao dia.

Isto porque o climatizador traz o ar de fora pra dentro da casa, renovando e baixando a temperatura interna conforme a noite vai ficando mais fresca, ficando frio o bastante para puxar um cobertor nas madrugadas.


É claro que este sistema não faz milagres, se a temperatura externa estiver muito alta, mesmo nas altas horas da noite, o climatizador será somente mais um ventilador.

Outro fator que deve ser considerado é que se por algum motivo houver algum mau cheiro do lado de fora, ele será ventilado para dentro da casa, tivemos em 6 meses de viagem somente duas ocasiões assim, uma foi que durante a noite alguém colocou fogo no mato e a fumaça começou a entrar e nos sufocar e outra situação foi que acordamos com um cheiro de peixe podre insuportável em uma praia que paramos para dormir, durante a madrugada os funcionários da prefeitura fizeram a limpeza da praia e amontoaram toda a sujeira do lado no nosso trailer, eram  restos de algas e peixes mortos.

Climatizadores tem esse nome devido ao seu sistema de umidificação do ar, seu ventilador canaliza o vento através de um feltro feito com um amontoado de palhas umedecidas com água. Essa água fica armazenada em um tanque e é bombeada em intervalos de tempo. Isso ajuda em lugares onde a umidade relativa do ar está muito baixa. Em locais com clima predominantemente úmidos este sistema pouco ajuda.





Dos 14 meses que moramos no nosso trailer, precisamos usar o ar condicionado somente em poucos dias do mês de janeiro de 2019, onde o termômetro marcava 30 graus em plena meia noite. Poderíamos ter dormido somente com o climatizador, a noite seria menos confortável porém daria pra dormir relativamente bem, mas sabe como é né, estávamos ligados a uma tomada externa e o ar condicionado estava ali, era só apertar o botão.

Nosso climatizador é um Resfriar Up série 6, o consumo dele vai de 1A até 7A quando está na velocidade máxima, normalmente usamos no médio, com consumo de 1,8A, o que é uma ótima relação entre o consumo e o benefício.

Abaixo seguem alguns modelos disponíveis no mercado brasileiro, com preços bastante parecidos entre si.


Se estas informações são importantes para você, que tal apoiar este blog? Você pode doar qualquer quantia. Pense no quanto são úteis estas informações e quanto você está aprendendo e economizando.

Obrigado pelo seu apoio, tanto pela consideração ao material que é produzido aqui como pela eventual contribuição financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial