De Repente Estrada

Tudo sobre construção de trailer, motorhome e kombihome

post ad

post abaixo da postagem principal

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

COMO FUNCIONA A ELÉTRICA EM MOTORHOME OU TRAILER

 

Saiba como funciona a parte elétrica em motorhome, trailer ou kombihome. 





Se você é daqueles que quer viajar pelo mundo e poder estacionar sua casa em qualquer lugar sem se preocupar com a energia elétrica para manter seus eletros funcionando, vai precisar de painéis fotovoltaicos e baterias, vai precisar de geração de energia enquanto viaja, ou penar com uma grande dependência de tomadas e paradas estratégicas em campings, apoiadores, postos de combustíveis ou qualquer outro local que possa lhe fornecer energia elétrica.

Neste post você vai conhecer os equipamentos envolvidos nessa mágica e como eles funcionam, assim você terá uma base de conhecimento antes de montar seu sistema elétrico auto suficiente e ficar tranquilo para explorar os territórios mais distantes, principalmente distantes das tomadas.


Funcionamento do sistema elétrico.


Para quem não conhece esse universo é importante saber que nos trailers e motorhomes há um sistema elétrico dividido em dois subsistemas, sendo um de corrente alternada (AC) com tensão de 110V ou 220V e outro de corrente contínua (DC) que pode ser de 12V ou 24V, porém o mais comumente utilizado é o sistema 12V.
Deste ponto a diante trataremos da parte de corrente alternada somente como AC e a parte de corrente contínua como DC. Nesse momento não é importante determinarmos se o sistema AC será 110V ou 220V, assim como o sistema DC ser 12V ou 24V, esse assunto será abordado em outro post.
A parte AC do sistema é igual ao sistema elétrico residencial, com tomadas normais iguais as que você tem na sua residência. Essa instalação irá suprir todos os eletros da casa, que podem ser 110V ou 220V conforme a sua escolha. 
Nesta lista de eletros estão normalmente geladeira, condicionador de ar, computadores e carregadores diversos, forno de microondas e qualquer outro eletrodoméstico que se deseja instalar na casa.
A parte DC consiste basicamente em se ter uma ou mais baterias que armazenam a energia através de um carregador de baterias, ligado na rede AC quando o veículo está conectado a uma tomada externa, ou através de outra fonte de energia, nesse caso será o sistema de painéis fotovoltaicos. 
Há ainda uma terceira opção que é a instalação de um alternador com maior capacidade de carga para que ele possa carregar as baterias da casa, é interessante e até pode se ter esse sistema instalado para casos de emergência, porém é preciso estar sempre com o motor ligado para carregar as baterias e não é indicado para baterias estacionárias, falaremos delas mais a diante.

Imagem de um alternador veicular



Essa energia armazenada será utilizada para alimentar os eletros durante o trajeto e quando a casa não está conectada na rede AC externa. Para que o sistema DC possa manter seus eletros que funcionam com sistema AC ligados é preciso ter instalado um equipamento chamado inversor.
Imagem de um inversor de 12 volts para 220 volts


O inversor converte a energia DC em AC, dessa forma as baterias vão manter os eletros ligados, pelo menos por um certo período, e esse período terá maior ou menor duração de acordo com o tamanho das baterias, e da quantidade de energia que os seus eletros consomem.
Nas próximas postagens iremos nos aprofundar em cada etapa do sistema e também nos equipamentos responsáveis pelo funcionamento de todo o conjunto.

Se estas informações são importantes para você, que tal apoiar este blog? Você pode doar qualquer quantia. Pense no quanto são úteis estas informações e quanto você está aprendendo e economizando.
Obrigado pelo seu apoio, tanto pela consideração ao material que é produzido aqui como pela eventual contribuição financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial