De Repente Estrada

Tudo sobre construção de trailer, motorhome e kombihome

post abaixo da postagem principal

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

GELADEIRA 12V PARA MOTORHOME OU TRAILER

 Qual a melhor geladeira para o motorhome?  


Geladeira 12V DC ou 110/220V AC ??

Um bom planejamento do sistema elétrico é a chave do sucesso no quesito autossuficiência, e a geladeira pode ser a grande vilã dessa história.

As geladeiras que usamos nas nossas casas são alimentadas por 110V ou 220V AC dependendo da região do Brasil, e quando vamos montar nosso motorhome usamos esse mesmo tipo de geladeira, e para que ela funciona a partir de uma bateria que é 12V DC precisamos de um inversor, que transforma esses 12V DC em 110V ou 220V AC.

AC significa Alternating Current, ou corrente alternada, e é o padrão de voltagem que circula nas tomadas da nossa casa.

Já a DC é a corrente contínua, do termo em inglês Direct Current é o padrão existente nos carros, pilhas e baterias em geral.

Muito bem, a conversão de uma geladeira de 110V ou 220V AC para o sistema 12V DC pode ter um custo alto, mas se seu objetivo é passar longos períodos na estrada longe das tomadas, essa é a melhor opção sem sombra de dúvidas.

Para nosso exemplo usaremos um frigobar Consul de 80 litros consome 85W.

 Ligando a geladeira, o motor é acionado e se mantém trabalhando até que a temperatura desejada seja atingida e então desliga. Quando a temperatura interna da geladeira começa a subir, o termostato identifica essa variação e aciona o motor novamente, e assim segue ligando e desligando o motor inúmeras vezes para manter a temperatura. 

Acontece que para dar a partida inicial nesse motor as bobinas internas consomem uma elevada corrente (ampéres), e cada vez que ele parte essa corrente é consumida.

Uma geladeira ligada em um inversor, que por sua vez está conectado a uma bateria (12V ou 24V), consome em média 7A enquanto o motor está trabalhando, mais aproximadamente 1A que o próprio inversor consome durante o processo de trasnformação de 12V pra 110V ou 220V.

Temos aqui um consumo de 9A, mas cada vez que o motor parte ele gera lá na bateria um pico de corrente de quase 40A, agora imagina isso várias vezes durante 24hrs.

E é aí que está a magia da conversão para o sistema DC (12V ou 24V)

Convertendo sua geladeira para sistema DC você terá uma economia incrível de energia, isso porque ela consome apenas 3,5A e seu pico de partida não ultrapassa os 4,5A.
O princípio de funcionamento é muito parecido com o sistema do ar condicionado INVERTER.
Existem vários fabricantes de compressores 12V e o consumo de cada um pode ser um pouco maior dependendo da marca do compressor 12v, com consumo que varia de 3,5A a 7A, mas sempre muito inferior ao sistema AC por conta de não haver a necessidade do inversor ligado 24hrs e não ter um pico de partida tão alto. Para nosso comparativo, vamos tomar como exemplo o modelo de um fabricante que consome 3,5A, o GELBOX.

Ajustando a temperatura da geladeira no nível médio o compressor trabalha mais ou menos 10 minutos e fica 20 minutos desligado, em uma hora ela terá trabalhado durante 20 minutos, ou seja, a cada 3 horas ela trabalha uma hora, em 24 horas terá trabalhado 8 horas e consumido 56A. É claro que estes números variam de acordo com a temperatura externa e a frequência que a porta da geladeira é aberta, esse é o consumo médio dela. Por ser uma geladeira AC, você precisa deixar seu inversor ligado 24 horas por dia, o que resulta em um consumo do próprio inversor, mesmo sem nada ligado nele, de até 2 Ah (Amperes por hora), isso em 24hrs já são 48A de consumo só do inversor. Some a isso os 56A do consumo da geladeira e teremos consumido 104A dos 152A que a placa produziu. Adicione pelo menos 20% a mais por conta dos picos de partida do compressor e teremos mais 20.8A, totalizando 124,8A no dia, consumido quase tudo que produzimos só com a geladeira.

Agora vamos fazer o mesmo cálculo com ela convertida para 12V, no mesmo ajuste de temperatura, a cada 3 horas ela terá trabalhado uma hora, em 24 horas ela trabalhará 8 horas com consumo de 3,5A, o que resulta em 28A a cada 24 horas. Adicione a isso 2% de pico de partida e teremos um consumo total de 28,5A. O inversor perde a sua função nesse caso e já não precisará ficar ligado o dia todo, e sim somente quando for preciso ligar algum outro eletro como um computador ou um liquidificador, por exemplo.
O processo de conversão deve ser feito por um profissional técnico em refrigeração, abaixo veja em um vídeo de um dos fabricantes como é feita a conversão.



Os preços geralmente são muito parecidos mas dependendo de onde você mora o frete pode variar bastante, sendo assim é melhor conferir o preço final de cada modelo, clique na imagem e vá direto ao site de cada fabricante para solicitar um orçamento.
Estes são os principais fabricantes de compressores 12/24V atualmente no Brasil.


GELBOX


VELCA



Se estas informações são importantes para você, que tal apoiar este blog? Você pode doar qualquer quantia. Pense no quanto são úteis estas informações e quanto você está aprendendo e economizando.

Obrigado pelo seu apoio, tanto pela consideração ao material que é produzido aqui como pela eventual contribuição financeira.


Um comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial