Qual a melhor geladeira para o motorhome?
Geladeira 12V DC ou 110/220V AC ??
Um bom planejamento do sistema elétrico é a chave do sucesso no quesito autossuficiência, e a geladeira pode ser a grande vilã dessa história.
As geladeiras que usamos nas nossas casas são alimentadas por 110V ou 220V AC dependendo da região do Brasil, e quando vamos montar nosso motorhome usamos esse mesmo tipo de geladeira, e para que ela funciona a partir de uma bateria que é 12V DC precisamos de um inversor, que transforma esses 12V DC em 110V ou 220V AC.
AC significa Alternating Current, ou corrente alternada, e é o padrão de voltagem que circula nas tomadas da nossa casa.
Já a DC é a corrente contínua, do termo em inglês Direct Current é o padrão existente nos carros, pilhas e baterias em geral.
Muito bem, a conversão de uma geladeira de 110V ou 220V AC para o sistema 12V DC pode ter um custo alto, mas se seu objetivo é passar longos períodos na estrada longe das tomadas, essa é a melhor opção sem sombra de dúvidas.
Para nosso exemplo usaremos um frigobar Consul de 80 litros consome 85W.
Ligando a geladeira, o motor é acionado e se mantém trabalhando até que a temperatura desejada seja atingida e então desliga. Quando a temperatura interna da geladeira começa a subir, o termostato identifica essa variação e aciona o motor novamente, e assim segue ligando e desligando o motor inúmeras vezes para manter a temperatura.
Acontece que para dar a partida inicial nesse motor as bobinas internas consomem uma elevada corrente (ampéres), e cada vez que ele parte essa corrente é consumida.
Uma geladeira ligada em um inversor, que por sua vez está conectado a uma bateria (12V ou 24V), consome em média 7A enquanto o motor está trabalhando, mais aproximadamente 1A que o próprio inversor consome durante o processo de trasnformação de 12V pra 110V ou 220V.
Temos aqui um consumo de 9A, mas cada vez que o motor parte ele gera lá na bateria um pico de corrente de quase 40A, agora imagina isso várias vezes durante 24hrs.
E é aí que está a magia da conversão para o sistema DC (12V ou 24V)
Convertendo sua geladeira para sistema DC você terá uma economia incrível de energia, isso porque ela consome apenas 3,5A e seu pico de partida não ultrapassa os 4,5A.Ajustando a temperatura da geladeira no nível médio o compressor trabalha mais ou menos 10 minutos e fica 20 minutos desligado, em uma hora ela terá trabalhado durante 20 minutos, ou seja, a cada 3 horas ela trabalha uma hora, em 24 horas terá trabalhado 8 horas e consumido 56A. É claro que estes números variam de acordo com a temperatura externa e a frequência que a porta da geladeira é aberta, esse é o consumo médio dela. Por ser uma geladeira AC, você precisa deixar seu inversor ligado 24 horas por dia, o que resulta em um consumo do próprio inversor, mesmo sem nada ligado nele, de até 2 Ah (Amperes por hora), isso em 24hrs já são 48A de consumo só do inversor. Some a isso os 56A do consumo da geladeira e teremos consumido 104A dos 152A que a placa produziu. Adicione pelo menos 20% a mais por conta dos picos de partida do compressor e teremos mais 20.8A, totalizando 124,8A no dia, consumido quase tudo que produzimos só com a geladeira.
![]() |
GELBOX |
![]() |
VELCA |
Se estas informações são importantes para você, que tal apoiar este blog? Você pode doar qualquer quantia. Pense no quanto são úteis estas informações e quanto você está aprendendo e economizando.
Alex, obrigado pelas informações muito esclarecedor.
ResponderExcluirÉ necessario instalar cooler para refrigerar o motor
ResponderExcluir