De Repente Estrada

Tudo sobre construção de trailer, motorhome e kombihome

post abaixo da postagem principal

domingo, 15 de novembro de 2020

TUTORIAL - INSTALAÇÃO ELÉTRICA EM MOTORHOME , TRAILER OU KOMBIHOME

Como fazer a instalação elétrica em seu motorhome ou trailer?

Olá pessoal, vou mostrar através desse video como fiz a instalação elétrica no trailer e qualquer pessoa pode usar como referência para sua instalação.
Pra quem já tem conhecimento da parte elétrica pode avançar a parte do vídeo onde explico o diagrama pois o vídeo ficou bem longo.
Lista  de material logo abaixo.




Os cabos para a bateria precisa ter espessura mínima de 16mm mas o ideal seria uns 25mm, não esqueça os terminais para colocar na ponta dos cabos que vão na bateria.
Para o painel solar usei cabo 4mm vermelho e preto e os conectores MC4 (1 par macho e fêmea) para cada painel solar.
Para instalação 220V usar cabo 2,5mm nas tomadas e 4mm no microondas e no ar condicionado.
Para acionar os reles pode ser cabo paralelo bicolor 1mm , tipo de instalação de som automotivo, e para acionar a bomba d'agua o mesmo tipo de cabo porém 1,5mm.
No video as luminárias ainda eram 220V porém agora elas estão convertidas para funcionamento em 12V, dentro dessas luminárias tem uma fita de led. A fita original é 36V, só retirei essa fita e instalei uma 12V.

Lista de material


1- Painel solar Canadian solar 270W - pode ser qualquer painel de 250 ate 330W, indico o site Minhacasasolar.com.br.
  Link do painel.  

2-  Controlador MPPT - Aliexpress.  Você deve escolher o controlador conforme a potência dos seus painéis solares, para 2 painéis de 300W por exemplo precisa no mínimo de um controlador de 50A Você pode comprar um controlador de 50A ou 2 controladores de 30A formando 60A e assim por diante.
 Link  do controlador MPPT.


3- Baterias estacionarias, essas você pode escolher, mas precisa ser estacionária ou de gel, as que coloquei no meu trailer são de gel e comprei no mercado livre, tenho duas de 200Ah cada, porém indico Freedom, Bosch ou Moura de 220Ah, e sempre baterias iguais, mesma marca. Hoje instalaria dessa forma, não gostei do rendimento das de gel de 200Ah

4- Painel de controles -

Modelo 1 : 



Esse modelo tem as mesmas funções daquele que instalei, porém não tem disjuntores de proteção acima das teclas, você precisa instalar fusíveis de proteção antes do 12V que entra no painel de teclas. 
Modelo 2


Modelo 3:

Já este modelo é uma opção mais econômica, porém com recursos limitados, não tem o medidor de voltagem, nem as portas USB, e também não tem proteção de sobre carga.
Modelo 3
5- Rele de entrada -

ATENÇÃO, ESCOLHER BOBINA 110V OU 220V DE ACORDO COM SUA INSTALAÇÃO.

Rele 80A






6- Rele 12V pra ligar o carregador.

Para a função de acionamento do carregador vou sugerir instalar um disjuntor exclusivo para ligar e desligar o carregador, tendo em vista a dificuldade de comprar esse relé e o seu preço elevado devido a variação do dolar.
A instalação é muito simples, dos dois fios que vem da rede externa 110v ou 220v antes do relé azul grande, você vai fazer uma extensão com uma tomada independente para o carregador, um dos fios você passa por esse disjuntor e o outro vai direto na tomada. deixe a chave liga/desliga do carregador sempre ligada, quando você quiser acionar o carregador basta ligar esse disjuntor. 

6- Carregador :

 Aconselho o carregador Usina Spark 70a fabricado pela Usina que é muito bom. 




7- Inversor de 12V pra 220V ou 110V:

O que eu tenho é esse de 2500W, comprei no ali e na época foi taxado, acredito que seja taxado pois o valor é alto. Se for compra no aliexpress vai pagar uns R$1200,00 sem taxa e uns 2000,00 se for taxado.
Existe também o risco de dar algum problema no inversor e você ter dificuldade de trocar, ou ter que pagar o frete pra China.
 Aconselho o modelo da Hayonik PW12-15 de 1500 Watts, é fabricado no Brasil e tem garantia, tive sorte com o meu, é muito bom mas já comprei vários produtos que chegaram aqui sem funcionar, daí pra trocar é uma novela, isso quando consegue a troca, infelizmente já perdi dinheiro por não conseguir trocar o produto defeituoso.




8- Trilho pra disjuntor DIN:

 você vai precisar de uns 20cm de trilho pra fixar os disjuntores.Você encontra em qualquer loja de materiais elétricos ou em loja de materiais para construção.

9- Disjuntor DIN : 

1 disjuntor de 40A geral, 1 de 16A pro ar condicionado, 1 de 20A pro microondas e 1 ou 2 de 16A pra deixar de reserva. Você encontra em qualquer loja de materiais elétricos ou em loja de materiais para construção.

10- Display medidor de tensão e corrente:

Display voltímetro e amperímetro para monitoramento da tensão (voltagem) e corrente (amperagem) da bateria.



Se estas informações são importantes para você, que tal apoiar este blog? Você pode doar qualquer quantia. Pense no quanto são úteis estas informações e quanto você está aprendendo e economizando.

Obrigado pelo seu apoio, tanto pela consideração ao material que é produzido aqui como pela eventual contribuição financeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial