De Repente Estrada

Tudo sobre construção de trailer, motorhome e kombihome

post abaixo da postagem principal

domingo, 1 de novembro de 2020

CARREGADOR INTELIGENTE

Como escolher o carregador de baterias para seu motorhome?  





Para que uma bateria tenha a sua vida útil prolongada, ela deve ser carregada com no máximo 20% de sua potência segundo a maioria dos fabricantes, então para uma bateria de 200Ah  devemos aplicar uma carga de no máximo 40Ah.


Carregador de baterias inteligente.


Para as baterias estacionárias o mais indicado são os carregadores inteligentes, eles são microprocessados e recebem esse nome porque conseguem saber quando a bateria está totalmente carregada, e nesse momento o carregador alterna da função carregar para a função flutuação, mantendo a bateria 100% carregada, normalmente em uma tensão de 13.8V, algo que é comum para todas as baterias.

Estágios do ciclo de carga de uma bateria.


1. Corrente constante e tensão variável.
O carregador é ajustado para a corrente desejada, novamente no exemplo de uma bateria de 200Ah o ajuste deve ser de no máximo 40Ah. O carregador inteligente deve ser ajustado para a tensão de equalização descrito na bateria. Ele vai tentar chegar a essa tensão mas sempre obedecendo o limite de 40Ah que você ajustou, sendo assim, fica uma corrente constante de 40Ah e uma tensão variável que vai subindo lentamente até chegar aos 14,4V.

2. Tensão constante e corrente variável.
Nesta segunda etapa a bateria já atingiu sua tensão limite de 14,4V, nesse estágio a tensão é constante e a corrente variável, diminuindo conforme a bateria vai se carregando, até atingir uma corrente de aproximadamente 1% da potência ajustada no carregador, ou seja, se você selecionou 40Ah ele vai considerar que a bateria está carregada quando a corrente drenada pela bateria for de 400mAh (0,4Ah), o carregador alterna para o modo flutuação (float).

3. Tensão de flutuação.
Depois de atingir a carga total, o carregador inteligente alterna seu funcionamento do estágio de carregamento baixando a tensão de 14,4V para 13,8V que é a tensão de flutuação, mantendo assim a bateria carregada por tempo indefinido, sem prejudicá-la e evitando a eletrólise interna da bateria.


Ter um carregado inteligente é fundamental para manter as suas baterias sempre saudáveis, eu considero o carregado Usina como sendo o melhor produto do mercado brasileiro na atualidade.

Você encontra com facilidade no mercado, recomendo a compra na Amazon, assim você não corre nenhum risco de comprar e não receber o produto, além de toda facilidade e rapidez na hora da compra no site da Amazon.





Caso você precise de um carregador com maior potência, para um banco de baterias com mais de 400A total, você pode comprar um carregador de 120A do mesmo fabricante Usina.




Uma segunda opção um pouco mais em conta  e também confiável é o carregador da JFA de 60A que também é inteligente:




Se estas informações são importantes para você, que tal apoiar este blog? Você pode doar qualquer quantia. Pense no quanto são úteis estas informações e quanto você está aprendendo e economizando.

Obrigado pelo seu apoio, tanto pela consideração ao material que é produzido aqui como pela eventual contribuição financeira.

2 comentários:

  1. Bom dia Quero comprar uma fonte 120 ap

    ResponderExcluir
  2. Olá, se você vai usar mais de 2 baterias de 220A realmente vc pode precisar de um carregador mais forte. Você pode usar um carregador de 70A para carregar mais baterias, o tempo pra carregar elas é que vai aumentar, mas a vida útil delas também aumenta se você carrega elas com menos amperagem (carga lenta).
    De qualquer forma você encontra o carregador USINA 120A na Amazon, segue o link https://amzn.to/2TMjrhY

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial