De Repente Estrada

Tudo sobre construção de trailer, motorhome e kombihome

post ad

post abaixo da postagem principal

domingo, 18 de outubro de 2020

CONTROLADORES DE CARGA

 

Controladores de carga.  


Cuidado com o controlador que você compra

Antes de adquirir seu controlador de carga preste muita atenção nessa postagem para não acabar comprando gato por lebre.

O controlador de carga é o equipamento que transforma a energia produzida pelos painéis solares em carga para as baterias, simples assim. Porém essa simplicidade fica somente na descrição do seu funcionamento, o controlador de carga é um equipamento dedicado não somente a essa conversão, mas também a conservação da vida útil das baterias que ele controla.

Assim como um carregador inteligente, o controlador de carga precisa fazer a carga de acordo com as necessidades e limitações das baterias, para que estas durem sempre o máximo de tempo possível.
Existem dois tipos de controladores no mercado atualmente, o PWM e o MPPT.
O modelo PWM tem custo inferior ao MPPT, porém dependendo da aplicação ele pode não ter um rendimento significativo, isso porque ele não consegue aproveitar 100% da energia gerada pelos painéis. Para isso foi criada a tecnologia MPPT.
O controlador MPPT pode extrair 100% da energia gerada pelos painéis solares, principalmente quando a diferença entre a tensão das baterias e a tensão gerada pelos painéis é maior.
Para entender melhor como funcionam os dois tipos de controladores, precisamos saber também que existem diferentes tamanhos e potências de painéis solares. A figura abaixo é uma tabela com os valores de potência e tensão de alguns painéis.




Vamos fazer um comparativo de montagem com 1 painel solar de 105W com controlador PWM vs MPPT em sistema 12V.
Primeiro precisamos saber quantos amperes este painel pode entregar, para isso basta dividir a potência do painel pela tensão de carga:

105W dividido por 17,6V = 5,97 A

Nosso painel gera no máximo 5,97A trabalhando em 17,6V . O que o controlador PWM fará é diminuir esses 17,6V para a tensão de carga da bateria, o que ficará entre os 12V e 14,4V, e manterá a mesma potência, os 5,97A.
Notem que existe uma diferença de 3,2V  entre os 17,6V gerados e os 14,4V aplicados na tensão de carga, essa diferença é dispensada pelo controlador PWM.
No caso do controlador MPPT, essa diferença é convertida em mais potência para carregar a bateria.
Em montagens como esta do exemplo essa diferença é tão pequena que não compensa a aplicação de um controlador MPPT, visto que o mesmo tem um preço relativamente maior ao PWM.
A situação fica muito diferente quanto fazemos uma montagem com painéis maiores, com tensão de carga maior.
Por exemplo uma montagem em sistema 12V com painel de 365W. Este painel trabalha com uma tensão de carga de 39,4V. Entre esta tensão e os 14,4V da tensão de carga temos 25V de diferença, e toda essa tensão que sobra é convertida em mais potência para carregar a bateria.
Sem dúvida o controlador MPPT trará um maior aproveitamento da energia gerada pelos painéis nesse caso.
Agora que você sabe de tudo isso já pode determinar o tipo de controlador que vai comprar, e muitas vezes compensa importar da China através de sites como o Aliexpress.

É aqui que vc deve ter muito cuidado pois alguns vendedores literalmente enganam os compradores, que receberão seu produto lindo e maravilhoso na caixinha, e ele funcionará perfeitamente convertendo a energia gerada pelos painéis em carga para as baterias, porém.... ele é um PWM, mesmo que no anúncio está escrito MPPT.

Para facilitar a vida de quem está procurando um controlador com preço baixo e não ser enganado pelos vendedores pilantras, vou mostrar como identificar se o controlador é MPPT ou PWM, estejam atentos a estas características:

Para esta comparação usarei os dois modelos abaixo. Note que no modelo PWM está escrito bem grande na frente MPPT L80, isso porque o nome do controlador é esse, e não que ele é MPPT, jogada de mestre !  

MPPT

PWM - falso MPPT    



1- MODO DE CARGA.

Na descrição do modo de carga deve constar 100% MPPT, não pode conter nada relativo a PWM, ou MPPT+PWM, veja os exemplos abaixo.




MPPT



PWM - falso MPPT

Veja que no caso do falso MPPT as informações são bem confusas justamente para induzir o comprador a acreditar que se trata de um controlador MPPT.

Se você está comprando pelo Aliexpress, verifique a aba DETALHES.


MPPT


PWM - falso MPPT

2 - PESO DO CONTROLADOR

O peso de um carregador MPPT é praticamente o dobro de um PWM, procure na descrição e se o peso for menor que 700 gramas duvide do produto.


MPPT

PWM - falso MPPT

O que justifica o maior peso de um autêntico MPPT é justamente a parte adicional do circuito que faz a função MPPT, que precisa de bobinas com núcleo de ferrite para fazer a conversão da tensão sobressalente em mais corrente, essas bobinas é que pesam mais e simplesmente não existem no falso MPPT. Vejam a imagem abaixo.

MPPT


Vou deixar o link de um controlador genuinamente MPPT caso você queira comprar pelo Aliexpress sem correr riscos.



Os sistemas fotovoltaicos chegaram para complementar a vida de quem está a bordo de um motorhome, um casamento perfeito da liberdade com a auto suficiência energética.


Se estas informações são importantes para você, que tal apoiar este blog? Você pode doar qualquer quantia. Pense no quanto são úteis estas informações e quanto você está aprendendo e economizando.
Obrigado pelo seu apoio, tanto pela consideração ao material que é produzido aqui como pela eventual contribuição financeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial