De Repente Estrada

Tudo sobre construção de trailer, motorhome e kombihome

post abaixo da postagem principal

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

CARREGANDO AS BATERIAS ESTACIONÁRIAS PELO ALTERNADOR DO CARRO

 Como carregar as baterias estacionárias utilizando o alternador do seu veículo?

Esse tema é muito discutido nos grupos de construtores artesanais de motorhome, todos buscam a autonomia energética do seu projeto, e apresentarei aqui mais uma solução para esse problema.

Para facilitar trago todas as informações sobre o assunto, bem como um vídeo tutorial da instalação no final dessa postagem. Nas imagens você encontrará o link para a compra de cada item utilizado na instalação. São itens que eu já utilizei em minhas instalações, eles foram testados e aprovados.

Antes porém é importante lembrar que baterias estacionárias são diferentes de baterias automotivas, sendo indicado pelos fabricantes uma amperagem máxima de 20% da sua potência nominal na hora de carregar ou descarregar essas baterias, ou seja, para uma bateria de 100Ah é indicado carregar com no máximo 20AH, isso vai influenciar diretamente na sua vida útil. Para saber mais sobre esse assunto veja este artigo completo sobre diferentes tipos de baterias.

Sabendo da importância de se limitar a corrente de carga em uma bateria estacionária, a instalação de um dispositivo entre o alternador e a bateria que permita ajustar esse limite de acordo com a bateria instalada  torna-se fundamental.

A solução encontrada foi usar um CONVERSOR DC-DC com ajuste de tensão e de corrente.

Link para comprar Conversor DC DC



Esse dispositivo tem uma entrada de 12V onde traremos os 12V lá do alternador e é possível ajustar a tensão e a corrente (voltagem e amperagem) de saída, além disso ele atua como um isolador entre a bateria estacionária e a bateria automotiva.

A potência máxima deste dispositivo é de 30Ah, mas essa potência pode ser diminuída e limitada em qualquer valor abaixo disso conforme a necessidade do projeto. Caso você precise de uma potência ainda maior será necessário a instalação de mais conversores, até atingir a potência desejada. Vale lembrar que para potências maiores será necessário também um alternador mais potente, consulte um eletricista automotiva caso precise fazer essa modificação no seu alternador.

A tensão de saída também pode ser ajustada, de 12V até 60V, conforme a necessidade, ou seja, ele pode ser utilizado também para projetos que trabalham em 24V.

Conversor DC DC
Link para comprar  Conversor DC DC

A instalação é relativamente fácil, basicamente se deve trazer um cabo desde o alternador até o dispositivo, que tem uma entrada para o positivo e outra para o negativo do alternador e uma saída positiva e negativa para a bateria.

Entre o conversor DC DC e a bateria eu instalei também um disjuntor DC para proteção e um medidor de tensão e corrente, afim de monitorar o quanto de carga está entrando na bateria estacionária.

Disjuntor DC
Link para compra disjuntor DC


Link para comprar Voltímetro / Amperímetro

Na parte do carro é necessário instalar um relé que acione o sistema somente quando o motor está ligado, desse modo a bateria do carro não será descarregada quando o alternador não está trabalhando.

Link para comprar Relé principal

Para que o sistema fique ainda mais completo, o ideal é instalar um relé temporizador antes do relé principal, assim quando o motor for ligado, o alternador vai carregar a bateria do carro por um tempo previamente programado, depois o relé temporizador aciona o relé principal poupando o alternador de ter que carregar 2 baterias descarregadas ao mesmo tempo.

Link para comprar Relé temporizador

Para quem deseja carregar uma bateria que está em um trailer, vai precisar fazer uma conexão entre trailer e o carro, uma opção é usar uma tomada industrial de 3 pinos e 32A como esta abaixo.


Tomada industrial

Link para comprar Tomada industrial



No vídeo abaixo você poderá entender melhor e tirar todas as suas dúvidas com relação ao dispositivo e a instalação.


Espero ter ajudado apresentando esta solução para você carregas as suas baterias estacionárias com mais segurança, veja com atenção o vídeo que preparei e caso ainda haja alguma dúvida por favor deixe seu comentário no vídeo que responderei assim que possível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais antiga Página inicial